Tour Queijo de São Jorge – Half Day

Esta tour, de aproximadamente 4 horas, vai levá-lo a provar o melhor queijo dos Açores – o Queijo de São Jorge – e, ainda,  ver,  como o mesmo é fabricado, desde a ordenha das vacas, nas pastagens de média e alta altitude, à sua confeção, nas fábricas de queijo – Queijarias.

A Tour tem início pela manhã, cedo, com a deslocação a uma exploração agrícola, onde poderá ver a obtenção da matéria prima, o leite, para o fabrico do queijo, com a ordenha das vacas.

Terá a oportunidade de ver as vacas, no seu habitat, quase natural, as pastagens verdes, em altitude, da ilha de São Jorge, responsáveis pela excelente qualidade do queijo e de sabor único.

De seguida, inclui-se uma visita a uma Queijaria, Queijaria Canada, onde o queijo é confecionado da forma mais tradicional possível.

Também, uma visita à União das Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge – Uniqueijo, onde se produz, armazena, embala e vende o tradicional e muito apreciado Queijo de São Jorge DOP, recorrendo às mais modernas tecnologias e métodos de fabrico.

Terá a oportunidade de saborear este produto, único, nas suas diversas fases de maturação, que lhes confere diferentes texturas e sabores – com 3, 6, 12 e 24 meses.

Uma passagem pela Casa do Parque de São Jorge, Centro de Interpretação, dar-lhe-á mais algumas informações sobre o contexto em que esta atividade se insere na ilha, a sua importância, no passado e no presente.

Programa:

08:00 – 09:00 Visita Exploração Agrícola

09:00 – 10:00 Visita a uma  Queijaria

10:00 – 11:00 Centro de Interpretação

11:00 – 12:00 Visita à União das Cooperativas 

Esta atividade pode ser de tarde, com inicio pelas 02:00 pm, assistindo à ordenha das vacas, de tarde, pelas 05:00 pm.

Com a atual situação, resultante do Covid-19, as visitas ao interior das fábricas (queijarias) não são autorizadas, o que muito lamentamos.

 Enquanto esta situação se mantiver, em substituição desta visita, será efetuada uma visita a uma exploração agrícola, de gado para carne.