Skip links

O que deve saber antes de subir a Montanha do Pico

Subir a Montanha do Pico é uma experiência inesquecível pela vista panorâmica da natureza em torno da montanha. De lá de cima pode-se vislumbrar o casamento do céu com o mar, com o verde da vegetação de fundo. Porém, esta não é uma tarefa fácil e exige alguns cuidados e preparação física.

Aqui vai poder esclarecer algumas dúvidas e anotar algumas dicas que deve ter em conta antes de subir a Montanha do Pico.

DR – Montanha do Pico

Quanto tempo demora a subir a montanha?

Depende das condições físicas e meteorológicas. Contudo, em média são necessárias entre 3 a 4 horas para subir e o mesmo para descer. Aconselha-se que comece a descida pelo menos 4 horas antes do pôr do sol, para que tenha sempre luz natural ao longo do caminho.

Qual a distância a percorrer?

Em primeiro lugar, a subida começa na Casa da Montanha, a 1 200 metros de altitude. Como a Montanha do Pico está a cerca de 2 350 metros de altitude, pode contar com um desnível de 1150 metros ao longo de um trilho de 3.8 quilómetros. Portanto, como deve estar a pensar, a subida é mesmo íngreme!
Deve ter ainda em conta que o trilho envolve a passagem em zonas de rocha, terra, lama e gravilha. Caso pise vegetação, é sinal que está fora do trilho, pelo que deve voltar atrás e seguir o caminho traçado.

O caminho está devidamente marcado?

Ao subir a Montanha do Pico pode encontrar 47 marcos de madeira que ajudam a manter-se no caminho certo. Deve ter em atenção que, se não encontrar um destes marcos meia hora após o anterior, é provável que esteja no caminho errado. O último marco foi colocado dentro da cratera e encaminha o trilho para o Piquinho.

Qual o equipamento recomendado para a subida?

O trilho é desafiante e deve ir bem equipado para a subida. Vista roupa impermeável e confortável para o percurso, bem como botas ou sapatilhas de caminhada. Deve ainda levar uma mochila com água e alguma comida energética. Aconselha-se ainda que leve protetor solar e, consoante a meteorologia, gorro e luvas. E, claro, a máquina fotográfica! A paisagem é de cortar a respiração e vai querer partilhá-la com os seus amigos.

 

Se nunca fez este trilho ou gosta de partilhar a experiência com outras pessoas, é aconselhável fazer o percurso numa tour com guia. Com a Land Tours, a subida será ao seu ritmo e terá um guia especializado e suporte ao longo do caminho! Reserve já.